A otospongiose ou otosclerose é uma surdez ocasionada por osteodistrofia do ouvido em que o ossículo Estribo se fixa à Janela Oval impedindo a transmissão do som para o ouvido interno. Tem alta incidência na população com características hereditárias.
A microcirurgia da surdez, Estapedotomia sob anestesia local, além dos inconvenientes da anestesia geral, nos permite perguntar ao paciente, no ato cirúrgico logo após o procedimento, se ele está ouvindo bem e sem zumbidos antes de efetuar o curativo oclusivo da orelha. Caso houver alguma dúvida, o médico otorrino poderá esclarecê-la e corrigi-la de imediato, ao passo que sob anestesia geral, este problema somente seria detectado dias após àquele ato operatório.
A cirurgia é realizada sob microscopia, medicação hipnoanalgésica e bloqueio anestésico da inervação sensitiva por infiltração local, de uma forma quase indolor, monitorizada em centro cirúrgico na presença do médico anestesista.
Descola-se o retalho tímpanomeatal, afastando-se a Corda do Tímpano. Remove-se o ossículo Estribo, após seccionar o seu músculo. Logo a seguir, faz-se a medição da distância compreendida entre a Janela Oval, onde estava acoplado este minúsculo osso em sua respectiva Bainha, e o cabo de outro ossículo, a Bigorna, para confeccionar a prótese. Em ato contínuo, faz-se uma microperfuração na Janela Oval através da Bainha do Estribo e ali se introduz milimetricamente a porção distal desta prótese, ajustando devidamente o seu outro lado no cabo da Bigorna. Assim, se consegue restabelecer de imediato a condução sonora para dentro da Cóclea.
Como o paciente está acordado neste momento, conversa-se com ele fazendo-lhe as perguntas de praxe.
Mais:
Vídeos
Sala de Vídeos