XXV – CIRURGIA PLÁSTICA DO NARIZ EM OTORRINOLARINGOLOGIA

A rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais freqüentes do mundo, sendo comumente indicada por deformidades estéticas, inclusive com o envelhecimento, por traumatismo, por dificuldade respiratória ou por embelezamento.
O nariz ocupa o centro da face e é a primeira parte do rosto observada ao se olhar uma pessoa, por isso, pequenas alterações e deformidades no mesmo, podem gerar grandes transtornos e queda de auto-estima, fazendo-a procurar um tratamento cirúrgico.
Vários aspectos terão que ser analisados pelo médico especialista em “cirurgia plástica do nariz”, principalmente o tipo de pele, características étnicas, idade e a fisiologia nasal. A face tem que ser avaliada em conjunto, como um todo. Quando o objetivo da cirurgia for melhorar a estética, busca-se também a harmonia com os demais elementos faciais, sempre preservando ou melhorando a função respiratória. Sabe-se que a rinoplastia por motivos estritamente estéticos, restringe em 15 a 25% a respiração nasal, por isso, cuidados especiais, especialmente na área da válvula nasal, devem ser rigorosos..
Na avaliação prévia, fotografias de diversos ângulos serão examinadas na companhia do paciente. Isso permite um planejamento conjunto e também, uma aproximada previsão de resultados.
Do ponto de vista funcional, devemos realizar uma nasofibroscopia e uma tomografia computadorizada dos seios paranasais para estudarmos possíveis alterações anatômicas ou patológicas endonasais, como, entre outros, dismorfismos septais, hipertrofia de cornetos ou sinusite crônica que poderão ser tratados no mesmo ato cirúrgico.
O nariz deve ser encarado como uma “unidade funcional-estética”. Um cirurgião com a técnica e a experiência necessárias, atinge todos estes resultados.
O procedimento cirúrgico costuma ser preferentemente realizado sob anestesia local e o paciente costuma ir para casa no mesmo dia sem o desconforto do tamponamento nasal e já respirando pelas narinas.
A cirurgia em si, consiste na modelagem e no ajuste de partes e elementos que estão deformados (ossos, cartilagens, mucosa e pele). Primeiramente, é definido se iremos aumentar a dimensão do nariz (em narizes pequenos) em que são usados enxertos cartilaginosos do próprio septo nasal, orelha ou costela, ou se iremos diminuir a dimensão do mesmo (narizes grandes). Ajustamos a ponta nasal, aumentando, diminuindo e/ou afinando-a. Muitas vezes são ressecadas porções laterais das asas nasais para diminuí-las. As assimetrias são freqüentes e devem ser identificadas no pré-operatório e tratadas, muitas vezes, com o uso de enxertos que as camuflam.
A cirurgia dura em média 1,30 a 2 horas. Terminada, o nariz é modelado com micropore e protegido com pequena placa metálica que permanece 4 a 5 dias. As suturas internas são feitas com fios absorvíveis, e os pontos externos, se houverem, são retirados 4 a 5 dias, após.
Removido o primeiro curativo, o paciente permanece ainda por mais uma semana com o micropore. Após duas semanas, agora com um aspecto “social”, ele será liberado.
O nariz operado nunca deverá parecer como tal.
Rotineiramente, convênios e empresas de seguros não cobrem cirurgias com finalidade estética. Particularmente no caso do nariz, na maioria dos casos, as deformidades comprometem a função, sendo pois admitido uma cobertura por outro procedimento concomitante, como a “correção do septo”, por exemplo, o que de certa forma proporciona uma diminuição dos custos.
O médico otorrinolaringologista está apto à realização de cirurgias que embelezam o nariz e também, que corrijam deformidades e doenças no seu interior, num mesmo ato operatório.

Saiba mais: Rinosseptoplastia e Nova técnica cirúrgica no tratamento das sinusites

Dr. Giovanni Paolo Seronni é médico otorrinolaringologista especializado em cirurgias videoendoscópicas e estética nasal (www.seronni.med.br) CRM GO 11568. Dr. Giovanni é filho do Dr. Cesar Augusto Seronni.

 

Mais:
Vídeos
Sala de Vídeos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>